🔔 Migração do site

A partir de 01/01/2026, estaremos realizando a migração e atualização do Ortofuncional 3.0 (www.ortofuncional.com.br) para o novo Ortofuncional Pro:

🚀 www.ortofuncional.pro

Como aliviar os problemas da menopausa?

Como aliviar os problemas da menopausa?

Ondas de calor, suores noturnos, ganho de peso, insônia, distúrbios de humor, fadiga ... A menopausa costuma ser acompanhada por uma série de inconvenientes mais ou menos graves. Felizmente, os oligoelementos podem ajudar as mulheres a passar no curso com mais conforto ...

A vida hormonal de uma mulher não é um rio longo e tranquilo! Puberdade e primeira menstruação, período de fertilidade e gravidez, ciclos menstruais mais ou menos regulares ou mesmo dolorosos, depois menopausa ... As mulheres se acostumam a viver no ritmo do estrogênio e da progesterona, esses hormônios femininos que nem sempre facilitam o nosso dia a dia .

E finalmente, menopausa ... É um período importante na vida da mulher, e mais ou menos bem vivido, que marca o fim da capacidade de reprodução. Diz-se que uma mulher está na "menopausa" quando a função ovariana cessou definitivamente. Ou seja, os ciclos menstruais irão desaparecer gradualmente.

A idade média da menopausa está entre 47 e 54 anos, com grandes diferenças entre as mulheres. Este período durante o qual os níveis dos hormônios femininos (estrogênio e progesterona) irão diminuir gradualmente, é dividido em duas fases:

- A peri-menopausa que cobre o período durante o qual os ciclos menstruais se tornam irregulares e os 12 meses após a interrupção permanente das regras.

- Pós-menopausa que abrange um período de distúrbios hormonais mais ou menos longos durante o qual o corpo feminino vai "procurar um novo equilíbrio".

Ondas de calor e suores ou suores noturnos, ganho de peso, irritabilidade e transtornos do humor, fadiga e distúrbios do sono, palpitações, barriga e útero inchados, secura vaginal e baixa libido, enxaquecas ... Estes são os sintomas que acompanham a menopausa, mais ou menos intensos.


Entre esses sinais, ondas de calor, sudorese noturna e sudorese excessiva estão entre os distúrbios mais incapacitantes. São esses problemas termorregulatórios que, na maioria dos casos, são a causa dos distúrbios do sono e da fadiga que se instala.

É para aliviar esses inconvenientes que algumas mulheres fazem a Terapia de Reposição Hormonal (TRH), que é composta de hormônios químicos. Mas você deve saber que o tratamento não é recomendado em caso de histórico ou risco familiar de câncer de mama.

Para tratar naturalmente esses distúrbios funcionais da menopausa, a combinação de zinco e cobre é conhecida por sua eficácia duradoura. Também usados no combate à osteoporose, que costuma acompanhar a menopausa, esses oligoelementos, tomados como um tratamento de 3 meses , ajudam a aliviar as ondas de calor, a astenia e a insônia. Na verdade, o zinco ligado ao cobre facilita a absorção de serotonina e norepinefrina, dois neurotransmissores que desempenham um papel benéfico na termorregulação.

O Floral Fitoquantico Iris florentina possui a frequência expandida do Zinco-Cobre

Para melhorar a qualidade do sono e prevenir oscilações de humor, você também pode contar com a dupla Lítio-Magnésio , dois oligoelementos que acalmam os estados nervosos e ansiosos enquanto relaxam os músculos . Você se beneficiará do Floral Fitoquantico Amarílis pois ele possui a frequência expandida do lítio.

Finalmente, para evitar o ganho de peso durante o delicado período de pré-menopausa e menopausa, durante o qual o metabolismo desacelera, pense no cromo, que regula o açúcar no sangue e o apetite, e acalma os impulsos açucarados frequentemente gerados por passagens depressivas e outros transtornos de humor. E conte com o Floral Fitoquantico Hibiscus que contém a frequência expandida do cromo. 

Agora se seu maior incômodo são os sintomas de secura vaginal e diminuição da libido, você precisa da frequência expandida do oligoelemento Boro que se encontra no Floral Fitoquantico Calêndula.

Claro, mantenha uma atividade física regular, um estilo de vida saudável e certifique-se de colocar no seu prato uma variedade de alimentos e vitaminas, com ênfase nas fibras para seu efeito de "estômago pleno".

E, é claro, faça um check-up hormonal regular e siga as orientações do seu endocrinologista, do seu ginecologista ou do seu médico para viver este importante curso de sus vida de forma harmoniosa.

 
Por professor Sérgio Pereira Reis
Master em Terapia Ortomolecular e Oligoterapia ( Membro da Sociedade Espanhola de Nutrição Ortomolecular, Registro SENMO n° 15285)